sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O AÇAI E SUAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

O Açaí é o fruto bacáceo roxo que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins ), assim como em Trinidad e Tobago e nas bacías do Pacífico na Colômbia e no Equador. A Festa da Juçara do Maranhão refere-se ao açaí.

O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do Pará e do Amazonas, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa.


Este fruto é de grande importância para a sua região de cultivo em virtude de sua utilização constante por grande parte da população, principalmente os ribeirinhos. Nas condições atuais de produção e comercialização, a obtenção de dados exatos é quase impossível, devido à falta de controle nas vendas, bem como à inexistência de uma produção racionalizada, uma vez que a matéria-prima consumida se apoia pura e simplesmente no extrativismo e comercialização direta. No Pará, principal produtor, o consumo de açaí, em litros, chega a ser o dobro do consumo de leite.


O açai é Consumindo em forma de suco fino que as pessoas denominam de chula. A mistura com água e outros ingredientes, promovida fora da região Norte do Brasil, reduzindo a participação efetiva de açaí na mistura, é devido ao alto custo que seria exportar açaí do Norte, sobretudo do Pará, para outras regiões do país. Para se tornar econômicamente viável, comerciantes passaram a misturar o açaí original, adquirido a alto custo, com outros elementos de menor valor econômico, viabilizando a venda.

O detalhe é que isso gerou uma distorção na concepção de consumo da fruta: muitos brasileiros não sabem que o fruto é nativo do Norte ou que é consumido puro. Na região Norte, tanto humildes ribeirinhos (moradores tradicionais das margens dos rios) como as classes econômicamente mais favorecidas dos grandes centros urbanos consomem açaí sem os artifícios comumente empregados em outras regiões do país, considerando o açaí de duas classes: o açaí integral, sem tais artifícios, e o açaí misturado, que é aquele no qual se acrescenta água para dar mais volume e muitas das vezes até amido com intuito de obter mais consistência, comercializado com frequência em todo o país.

Abaixo a tabela que demonstra o nivel nutricional de 100 g de polpa de açai


• Por 100 g de polpa de açaí (Calorias: 69 kcal (em média).

Proteínas: 3,8 g

Fibra: 16,90 g

Fósforo: 0,5 mg

Proteínas: 3,8 g

• Lipídios: 12,2 g •
• Cálcio: 118 mg
• Ferro: 11 mg

• Vitamina C: 0,01•
• Vitamina B1: 11,80

• Vitamina B2: 0,36 •
Tabela 1: Tabela nutricional de 100g de polpa de açaí
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7a%C3%AD

Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%),[9] também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.


O Açaí é uma rica fonte de fibras, fósforo, sais minerais, cálcio, potássio, ferro e vitaminas. Segundo estudos, o fruto contém uma substância chamada antocianina que age aumentando o HDL (bom colesterol) e baixando o LDL (mau colesterol), em conseqüência disso diminui bastante o risco de ocorrer doenças cardiovasculares.


Além disso, o açaí contém outro componente muito importante, o ferro que é recomendado para o tratamento da anemia e o fortalecimento dos músculos.


A fruta, típica da Região Amazônica, que até certo tempo era pouco valorizado por ser um alimento para o caboclo hoje está ganhando mercado e sendo valorizado em todas as regiões do Brasil e até no exterior, que devido seus valores nutricionais e energéticos têm sido exportado em grande escala.



O açaí é considerado um excelente energético natural para pessoas que exercem funções de estresse físico e mental e pela grande quantidade de fibras facilita o transito intestinal.
Por estes motivos, o açaí é apreciado por atletas, pois ele é indispensável no transporte de oxigênio para as células, e recomendado para todas as pessoas, inclusive as que fazem dieta. No Acre este fruto é consumido por praticamente toda a população desde as classes mais baixas até as de nível elevado.

Referencias

Açaí. Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7a%C3%AD. Acesso em 20 de janeiro de 2011.

NASCIMENTO, Thamires e GONÇALVES, Shirley. Açaí – fonte de vida e energia. Disponível em: http://estacaosaude.blogspot.com/2007/10/aa-fonte-de-vida-e-energia.html. Acesso em 04 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário