quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ainda não consome iogurte natural? Deveria…

Hoje vou falar de um alimento que deveria ser parte constante em nossa dieta, pois tem muitos valores nutritivos, previne doenças, melhora a digestão e aumenta a longevidade: o iogurte natural.

Ele contém os famosos lactobacilos, que são bactérias que ajudam a manter o bom funcionamento de nosso organismo destruindo as bactérias maléficas, melhorando nosso sistema imune.
As propriedades nutricionais
Além de rico em fibras, o iogurte natural é rico em proteínas, carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D e minerais como o cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio e ferro.

Os lactobacilos regularizam o processo digestivo e imunizam o corpo contra infecções, também ajudam em casos de alergias.

Algumas idéias de consumo:
O iogurte possui um gosto ácido, quase azedo, e muita gente não gosta, então, aqui estão algumas idéias de como consumi-lo e de quebra prevenir e diminuir os sintomas de várias doenças:

•Com aveia: ótimo para quem tem colesterol alto e sofre de arterosclerose;
•Com uvas escuras: as bactérias do iogurte destroem o ácido úrico, por isso é eficaz contra gota e ácido úrico;
•Com linhaça e frutas: batido no liquidificador com uma colher de linhaça e uma fruta como mamão ou ameixa, é eficaz contra prisão de ventre;
•Com farinha de casca de ovo, uvas passas pretas e gergelim preto: com uma colher de cada desses ingredientes ajuda a quem tem osteoporose;
•Com nozes: com 3 unidades de nozes batido no liquidificador é tônico cerebral;
•Com mamão papaya: para quem sofre de doenças de alzheimer;
•Com banana e gérmen de trigo: para quem sofre de depressão, já que a banana é rica em triptofano, que é transformado em serotonina pelo organismo, o hormônio do bem estar;
Outra idéia é consumir o iogurte com linhaça e morango, podendo ser adicionado um pouco de açúcar ou adoçante, prefira os feitos com stévia, que são mais saudáveis. Também pode ser misturado com mel, noz-moscada ou uvas passas, assim ele perde um pouco a acidez.

Consuma o iogurte natural todos os dias, preferencialmente no café da manhã, também é possível acrescentar a ele duas a três colheres da ração humana, para potencializar o consumo de fibras. Também pode ser consumido com salada de frutas, molhos e recheios.



O iogurte natural na dieta de emagrecimento
Esse é o iogurte indicado para quem quer perder peso, além de ser extremamente saudável e só fazer bem ao organismo, não tem adição de nada além das culturas microbianas (lactobacilos) e do leite, sem adição de açúcar. Existe ainda o tipo desnatado, que possui menos gordura, podendo ser consumido sem problemas para quem está de dieta.

Uma boa idéia é bater o iogurte com morangos, pois vai alimentar e nutrir sem engordar.

Como ele é natural, é preciso um pouco mais de trabalho para consumi-lo, já que tem que bater no liquidificador com alguma fruta, mas tem quem o coma somente acrescentando açúcar.

Também pode ser feito em casa, com ou sem iogurteira, nesse caso o ideal é que o leite utilizado seja orgânico, ou pelo menos de saquinho e não os de caixinha. Existem fermentos no mercado específicos para fazer o iogurte. Na falta de um caseiro, corra até um supermercado e procure por iogurte natural, eles ficam na mesma prateleiras dos iogurtes com sabores, muito conhecidos, porém são muito mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário